quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Atividade 8 - A Ciência de Viver Bem

Texto estudado: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_421733.shtml

O texto inicia citando alguns dos cuidados que nós ouvimos frequentemente em nossas vidas, seja por médicos, nutricionistas ou até mesmo, nossos parentes, como: "Coma frutas e verduras", "Pratique exercícios"ou "Não fique tão perto da tela do conputador". São cuidados simples, fáceis de seguir, por que então teimamos em fazer exatamente o contrário?! Estes cuidados são repetidos tantas vezes para nós que acabamos não nos importando mais com eles. O texto analisado traz 7 outros cuidados não tão comentados, mas igualmente importantes, que devemos tomar para termos uma boa saúde. São eles:

  • Ouça música - A música é muito benéfica para a saúde física e mental. Segundo pesquisas que vêm sendo feitas, a música é capaz de acalmar, estimular a criatividade e a concentração, e até mesmo auxiliar na cura de doenças.
  • Prepare-se para envelhecer - Um dia você vai acabar envelhecendo, então é melhor que você esteja preparado para isso, tanto fisicamente quanto financeiramente. Se alimenter mal, dormir menos do que a quantidade necessária e fazer outras coisas prejudiciais à saúde pode não ter tanto impacto hoje, entretanto, quando você chegar a uma idade mais avançada, você vai começar a sentir os efeitos.
  • Tenha fé - Pesquisas mostram que pessoas religiosas, em média, consideran-se mais felizes do que as não religiosas. Não há necessidade de ter fé em uma religião propriamente dita, você precisa apenas acreditar em alguma coisa, ter um significado em sua vida.
  • Ande mais a pé - Caminhar é um dos melhores exercícios que existem, pois além de melhorar a sua saúde, colabora com o meio ambiente e é barata.Entre os benefícios da caminhada estão a melhora do sistema imunológico, a perda de peso, a oxigenação do corpo e até mesmo o aumento da inteligência, portanto, da próxima vez que precisar ir à padaria, deixe o carro e calçe seus tênis
  • Tenha (pelo menos) um amigo - Segundo o psicólogo Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia (EUA), quando conversamos com um amigo, por exemplo, sentimos prazer, ao mesmo tempo nos sentimos engajados e com um sentido na vida. Pesquisas comprovam que pessoas que têm amigos são mais felizes.
  • Coma devagar - Segundo Arthur Kaufman, coordenador do Prato (Projeto de Atendimento ao Obeso), do Hospital das Clínicas da USP, existem dois centros que regulam a alimentação no cérebro: o centro da fome e o centro da saciedade. O centro da saciedade demora até 20 minutos para mandar a mensagem de que você está satisfeito, mas se você come muito rápido, sente-se estufado antes de receber esta mensagem. Os benefícios de comer mais devagar são a redução do peso e do risco de doenças aliadas à obesidade e aumento da expectativa de vida.
  • Desligue a TV - Ninguém consegue resistir à ficar sentado no sofá não fazendo nada além de olhar para a televisão, mas tome cuidado para não se tornar dependente. Quem assiste TV demais pode ter suas funções cognitivas alteradas, problemas de postura e articulações além de que, quando vista por mais de 20 horas por semana, a TV pode danificar o lado esquerdo do cérebro, reduzindo o desenvolvimento lógico-verbal.

Na minha opinião, estes são mais alguns costumes que precisamos adotar para que possamos ter uma vida saudável hoje e no futuro. São costumes simples de serem praticados, porém, como o próprio texto diz, não devemos seguir tudo à risca, o certo mesmo é conseguir conciliar o que nos dá saúde com o que nos dá prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário