sexta-feira, 30 de abril de 2010

Atividade 2 - Atividade Física em Nosso Dia-a-dia

1- Mesmo sabendo da importância para a qualidade de vida, muitas pessoas não encontram tempo dentro da sua rotina diária para a prática de atividades físicas. De que maneira você pode fazer parte do grupo dos "não sedentários", respeitando o seu tempo de estudos, de lazer e de descanso?


A atividade física, como já comentei várias vezes em outras atividades aqui do blog, é fundamental para quem deseja estar saudável. Muitas pessoas falam que não têm tempo para tais atividades, mas isso já não serve como desculpa.

Se você não tem tempo para frequentar uma academia, faça exercícios em casa mesmo, a Internet está cheia de sequências de exercícios para n fins (emagrecer, ganhar massa muscular, ...). Algumas destas sequências podem ser realizados em apenas 30 minutos por dia! E estes 30 minutos já são o suficiente para manter-se saudável.

Agora, se sua agenda estiver lotada até 2020 (ou se você é muuuito preguiçoso), troque alguns de seus hábitos diários por outros mais saudáveis, por exemplo, ao invés de pegar o elevador, use as escadas; desça um ou dois pontos de ônibus antes de sua parada habitual e complete o trajeto andando, etc.

Quem realmente quer estar saudável consegue arranjar um tempinho, por menor que seja, para realizar algum tipo de exercício.


2. Das modalidades de atividades físicas disponíveis nas academias apontadas no texto, identifique aquela que você acha a mais interessante e comente a sua escolha.


Eu optei pela modalidade Ioga, pois além de melhorar fisicamente (melhor flexibilidade, melhor postura), ela também nos ajuda a melhorar mentalmente (melhor concentração). Algumas informações sobre o Ioga:

Equilibrar a energia do corpo com a energia da mente é uma filosofia oriental que têm conquistado cada vez mais adeptos ocidentais. Afinal, também é preciso, aprender a relaxar num mundo globalizado.

Ficar horas em frente ao computador, pendurado ao telefone e sempre correndo para cumprir os prazos da vida pessoal e profissional gera conflito e cansaço: stress, problemas de postura, dores de cabeça, lesões por movimentos repetitivos (LER) e etc. No combate à estas patologias modernas a Ioga, e outros métodos como a meditação e a hipnose estão apresentando resultados.

Estudos que começam a ser feitos nos Estados Unidos estão mostrando que pessoas que sofrem de dores crônicas apresentam melhoras e necessitam de menos remédios analgésicos à medida que praticam com regularidade e freqüência atividades como Ioga, alongamento, RPG e meditação. Por liberarem endorfinas, todas elas são um interessante complemento aos tratamentos médicos.

Além desses benefícios acima citados, a Ioga proporciona muitos outros que podem ser logo notados no dia-a-dia, como a melhora da postura, mudança na sua maneira de andar, sentar e até atender ao telefone. As posturas praticadas alinham as vértebras, fortalecem os músculos do tronco, braços e pernas e desenvolvem o equilíbrio. A concentração também aumenta, pois passamos a observar o que acontece á nossa volta de uma maneira mais atenta e inconsciente. Sua mente fica mais alerta.

Muitas pessoas não se sentem encorajadas a fazer aulas por não se acharem coordenadas o suficiente. Bem, a primeira vez é sempre a mais difícil, depois os benefícios podem acabar lhe convencendo de que esta á uma maneira de relaxar, se exercitar e encontrar um equilíbrio para enfrentar a rotina.


Informações do site: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020510_fit_x_auto_ioga_trata.htm


3. Apesar das academias serem locais especializados para a prática de exercícios físicos, não são apenas estes os espaços possíveis e disponíveis para se ter uma vida mais ativa. Aponte estratégias alternativas para a realização de atividades físicas e faça os devidos comentários.


Muitas pessoas não fazem exercícios físicos por pensar que estes só podem ser realizados em academias e acabam esquecendo de que existem outras possibilidades para realizá-los.

Uma opção seriam os parques. Em muitos parques têm sido instalados vários tipos de aparelhos de exercícios que simulam uma academia. Estas “academias ao ar livre” são de graça, ou seja, toda a população tem acesso a elas. Além do que, nos parques também podem ser realizadas as habituais caminhadas.

Outra opção seria fazer exercícios em casa, com sequências que podem ser facilmente obtidas na Internet, como já foi sugerido na questão 1.

O único problema de não fazer exercícios físicos em locais especializados é que você não vai ter o acompanhamento de um profissional. Desta maneira, é necessário tomar muito cuidado quando se vai fazer exercícios por conta própria para não forçar demais os músculos e acabar lesionado.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atividade 1 - A Influência da Mídia Sobre o Corpo do Adolescente

1-Na verdade, a busca incessante pela beleza traz grandes vantagens para indústria, que vende seus produtos muitas vezes por preços absurdos. Diante dessa circunstancia, será que você, como adolescente, é responsável pela sua identidade corporal, ou é influenciado pela mídia?


Com certeza todo adolescente já pensou em mudar seu estilo, sua atitude ou seu corpo porque estes não seguiam o modelo imposto pela mídia. Ela faz com que o adolescente se sinta mal com sua aparência e compre tudo o que ela diz estar na moda ou tente atingir o “corpo perfeito”, muitas vezes de maneiras não saudáveis.

A mídia exerce tanto poder assim sobre as pessoas porque está presente em tudo no nosso dia-a-dia e porque nós acabamos aceitando as condições que ela impõe, por exemplo, se a mídia diz que laranja com bolinhas verdes está na moda, os mais influenciados por ela logo compram coisas laranjadas com bolinhas verdes, e você acaba se sentindo meio excluído, com vontade de usar coisas laranjadas com bolinhas verdes também.

Deste modo pode-se concluir que todos nós, mas principalmente os adolescentes, pois estão sempre buscando serem aceitos, somos influenciados pela mídia. É claro que existem aqueles que praticamente respiram moda e aqueles que apenas têm vontade de estar bonitos, mas trataremos disso depois.

2- Comente o texto de Carlos Drumonnd de Andrade.

“(...) Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado.
Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais?
Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o titulo de homem.
Eu sou a coisa, coisamente.”
Carlos Drummond de Andrade


O poema começa mostrando alguém, provavelmente um adolescente, que diz estar na moda, e que para ele isso basta, mesmo que para isso ele precise representar algo que ele não é. E no fim do poema esta pessoa diz que se transformou em um “artigo industrial” e que já não se pode mais chamá-lo de homem, mas sim de coisa, pois ele perdeu sua personalidade se tornando apenas mais um seguidor da moda, um servo da mídia.


3- Existem formas de não ser influenciado pela mídia e moda?


Não existe como não ser influenciado pela mídia, pois ela está presente em tudo hoje em dia. Como comentado anteriormente na questão 1, o que acontece é que alguns se preocupam mais em estar de acordo com o que a mídia impõe enquanto alguns se preocupam menos. Para não acabar sendo um seguidor da mídia saiba sempre quem você é, quais são os tipos de roupa que você gosta, etc. Porém, não há necessidade de exagerar, você pode usar aquele cachecol ou aquele tênis que está na moda se você se sentir bem com eles, afinal, querendo ou não, se sentir na moda sempre é muito prazeroso.


4- Pesquise uma marca (vestuário ou alimento ou cosmético...) e descreva sobre ele.(no sentido da origem, multinacional, concorrência, aspectos sociais, políticos, etc)


A calça Levi’s foi criada pelo alemão Levi Strauss, e foi a primeira calça jeans do mundo. Foi originalmente fabricada para mineiros. Seu primeiro modelo era bem rústico, feito de lona, pois precisava ser resistente e ter vários bolsos (para os mineiros guardarem suas ferramentas), mas fez muito sucesso entre agricultores, ferroviários e vaqueiros. Muitos começaram a reclamar que a calça poderia ter uma cor menos opaca, suja. Foi então que Levi trocou a lona pelo bree. Até hoje as calças jeans fazem muito sucesso.

Origem: Estados Unidos
Fundação: 1853
Fundador: Levi Strauss
Sede mundial: San Francisco, Califórnia
Proprietário da marca: Levi Strauss & Co.
Capital aberto: Não
Chairman: Richard Kauffman
CEO & Presidente: John Anderson
Faturamento: US$ 4.2 bilhões (estimado)
Lucro: US$ 200 milhões (estimado)
Fábricas: 53
Lojas: 1.100
Presença global: 120 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 11.400
Segmento: Vestuário
Principais produtos: Calças jeans, roupas casuais e acessórios
Outros negócios: A marca Dockers
Ícones: A etiqueta vermelha
Slogan: A style for every story.
Website: www.levistrauss.com

Informações do site: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/levis-lenda-americana.html#ixzz0mWnZpGi1