1- Mesmo sabendo da importância para a qualidade de vida, muitas pessoas não encontram tempo dentro da sua rotina diária para a prática de atividades físicas. De que maneira você pode fazer parte do grupo dos "não sedentários", respeitando o seu tempo de estudos, de lazer e de descanso?
A atividade física, como já comentei várias vezes em outras atividades aqui do blog, é fundamental para quem deseja estar saudável. Muitas pessoas falam que não têm tempo para tais atividades, mas isso já não serve como desculpa.
Se você não tem tempo para frequentar uma academia, faça exercícios em casa mesmo, a Internet está cheia de sequências de exercícios para n fins (emagrecer, ganhar massa muscular, ...). Algumas destas sequências podem ser realizados em apenas 30 minutos por dia! E estes 30 minutos já são o suficiente para manter-se saudável.
Agora, se sua agenda estiver lotada até 2020 (ou se você é muuuito preguiçoso), troque alguns de seus hábitos diários por outros mais saudáveis, por exemplo, ao invés de pegar o elevador, use as escadas; desça um ou dois pontos de ônibus antes de sua parada habitual e complete o trajeto andando, etc.
Quem realmente quer estar saudável consegue arranjar um tempinho, por menor que seja, para realizar algum tipo de exercício.
2. Das modalidades de atividades físicas disponíveis nas academias apontadas no texto, identifique aquela que você acha a mais interessante e comente a sua escolha.
Eu optei pela modalidade Ioga, pois além de melhorar fisicamente (melhor flexibilidade, melhor postura), ela também nos ajuda a melhorar mentalmente (melhor concentração). Algumas informações sobre o Ioga:
Equilibrar a energia do corpo com a energia da mente é uma filosofia oriental que têm conquistado cada vez mais adeptos ocidentais. Afinal, também é preciso, aprender a relaxar num mundo globalizado.
Ficar horas em frente ao computador, pendurado ao telefone e sempre correndo para cumprir os prazos da vida pessoal e profissional gera conflito e cansaço: stress, problemas de postura, dores de cabeça, lesões por movimentos repetitivos (LER) e etc. No combate à estas patologias modernas a Ioga, e outros métodos como a meditação e a hipnose estão apresentando resultados.
Estudos que começam a ser feitos nos Estados Unidos estão mostrando que pessoas que sofrem de dores crônicas apresentam melhoras e necessitam de menos remédios analgésicos à medida que praticam com regularidade e freqüência atividades como Ioga, alongamento, RPG e meditação. Por liberarem endorfinas, todas elas são um interessante complemento aos tratamentos médicos.
Além desses benefícios acima citados, a Ioga proporciona muitos outros que podem ser logo notados no dia-a-dia, como a melhora da postura, mudança na sua maneira de andar, sentar e até atender ao telefone. As posturas praticadas alinham as vértebras, fortalecem os músculos do tronco, braços e pernas e desenvolvem o equilíbrio. A concentração também aumenta, pois passamos a observar o que acontece á nossa volta de uma maneira mais atenta e inconsciente. Sua mente fica mais alerta.
Muitas pessoas não se sentem encorajadas a fazer aulas por não se acharem coordenadas o suficiente. Bem, a primeira vez é sempre a mais difícil, depois os benefícios podem acabar lhe convencendo de que esta á uma maneira de relaxar, se exercitar e encontrar um equilíbrio para enfrentar a rotina.
Informações do site: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020510_fit_x_auto_ioga_trata.htm
3. Apesar das academias serem locais especializados para a prática de exercícios físicos, não são apenas estes os espaços possíveis e disponíveis para se ter uma vida mais ativa. Aponte estratégias alternativas para a realização de atividades físicas e faça os devidos comentários.
Muitas pessoas não fazem exercícios físicos por pensar que estes só podem ser realizados em academias e acabam esquecendo de que existem outras possibilidades para realizá-los.
Uma opção seriam os parques. Em muitos parques têm sido instalados vários tipos de aparelhos de exercícios que simulam uma academia. Estas “academias ao ar livre” são de graça, ou seja, toda a população tem acesso a elas. Além do que, nos parques também podem ser realizadas as habituais caminhadas.
Outra opção seria fazer exercícios em casa, com sequências que podem ser facilmente obtidas na Internet, como já foi sugerido na questão 1.
O único problema de não fazer exercícios físicos em locais especializados é que você não vai ter o acompanhamento de um profissional. Desta maneira, é necessário tomar muito cuidado quando se vai fazer exercícios por conta própria para não forçar demais os músculos e acabar lesionado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário