Nos últimos anos pudemos observar um aumento acentuado da mortalidade causada por doenças crônico-degenerativas. A sociedade adotou novos hábitos de vida que possibilitaram o aparecimento de um conjunto de doenças que são relacionadas às condições de vida próprias desta nova sociedade. A alteração da qualidade e da quantidade dos alimentos consumidos, o aumento dos fatores estressantes, a diminuição da atividade física, o aumento do tabagismo, entre outros fatores estão relacionados com o aparecimento de doenças cardiovasculares, metabólicas, entre outras doenças crônicas, como o câncer e a osteoporose.
Este conjunto de doenças chamadas crônico-degenerativas pode ser considerado a principal causa do aumento da mortalidade na população mundial.
Neste momento temos que usar a atividade física e a nutrição como fortes instrumentos para, por exemplo, auxiliar na manutenção do peso corporal adequado e prevenção da obesidade, que é mais um fator de risco para o surgimento de doenças-crônico-degenerativas. A prática de atividades físicas auxilia a nutrição, pois contribui para elevar o gasto energético, favorecendo sua manutenção nas dietas.
A atividade física é um fator positivo no combate às doenças crônico-degenerativas, pois apresenta uma forte relação com os demais fatores de risco predisponentes dessas doenças. Por esse motivo, é muito importante que todos pratiquem atividades físicas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário