segunda-feira, 4 de maio de 2009

Atividade Um - Princípio da Individualidade

O primeiro princípio da fisiologia é o da individualidade, ele é muito simples de ser explicado e compreendido. Nem todas as pessoas têm o mesmo tamanho, e nem todas que têm o mesmo tamanho têm o mesmo peso, certo? Pelo princípio da individualidade biológica, para cada indivíduo, um determinado estímulo provoca uma adaptação específica, então, um mesmo estímulo deverá provocar adaptações diferentes em pessoas diferentes. Isso é porque cada indivíduo tem suas próprias características. Isso acontece muito frequentemente nos esportes, quando, por exemplo, duas pessoas começam a correr e uma se cansa depois de 1 minuto de corrida, enquanto a outra não está nem perto de ficar cansada. Ou até mesmo em partidas de futebol, enquanto alguns correm, driblam, chutam etc, e não se cansam, outros apenas andam alguns passos e já estão sem fôlego, totalmente suados e talvez até doloridos. Também pode ocorrer devido a diferenças de sexo e idade.

Devemos entender que estas diferenças realmente existem, precisamos respeitá-las, e entender que ninguém pode se considerar melhor ou pior atleta por causa disso.
Não podemos exigir mais do que o nosso organismo aguenta, pois senão acabaremos com muitos problemas. A melhor maneira de lidar com isso é ir aumentando esse ponto máximo a que chegamos com o tempo, e de uma maneira saudável para o nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário